• Coworking Trevo

Reuniões de Sucesso não acontecem de qualquer jeito.



Quem deseja qualquer resultado, pode executar todas as tarefas de qualquer jeito!

Mas quem deseja um resultado de sucesso, precisa planejar, traçar metas e estratégias e construir posicionamentos para alicerçar o seu negócio!

Afinal, "o sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia". - Robert Collier, já ouviu falar?

E reuniões são ótimos pilares para o direcionamento de uma equipe a um objetivo comum!

Por isso, queremos te ajudar a organizar melhor a sua Reunião, tornando-a mais produtiva e eficaz!

Então...

1. Inicie e finalize dentro dos horários Siga à risca o horário de início e término da sua reunião. Ainda que algum participante se atrase. Dessa forma, na próxima reunião, os atrasos serão menores, havendo valorização e respeito aos presentes dentro do horário. E as pessoas compreenderão, principalmente, que precisam ser objetivas nos temas discutidos, buscando uma tomada de decisão mais rápida.

2. Trace os objetivos ao invés do roteiro Trace os principais objetivos daquela reunião e se atenha a discuti-los. Sabemos que se limitar a um roteiro pré-fixado, nem sempre é possível, quando abrimos uma pauta para discussão. Uma boa estratégia é delimitar o tempo de discussão de cada assunto.

3. Foque no futuro A finalidade de execução de uma reunião é quase sempre falar sobre os próximos passos ou alinhar a equipe em um denominador comum, focando em metas e objetivos.

E para isso, é importante observar as tendências e talvez, compreender as situações passadas.

O ideal é que ao término da reunião, seja resumido o conteúdo discutido e sejam pontuadas as próximas etapas com a equipe, definindo responsabilidades, atribuições e prazos.

Uma forma de rever tópicos que não foram bem definidos ou cobrar as responsabilidades e atribuições definidas, é disponibilizando aos participantes o conteúdo da reunião, de forma escrita ou gravada. 4. A escolha dos participantes é fundamental O tipo da reunião, seleciona o participante. Nada melhor do que ter pessoas informadas e dispostas a colaborar para solução de problemas propostos na ocasião. Escolha bem os participantes para cada reunião.

Quebre o gelo para que todos se sintam à vontade de participar e interagir durante a reunião.

Seja cuidadoso na escolha das palavras utilizadas para que não haja diminuição na motivação da equipe, e certifique-se de que todos tenham oportunidade de se expressar, não se sentindo intimidados por falar em público. 5. Seja prático na escolha do lugar O ambiente apropriado para que você realize sua reunião, é aquele com todos os recursos necessários à mesma e aonde não ocorram interrupções ou possibilite distrações.

Escolha o ambiente que vai atender às suas necessidades, seja ele físico ou virtual.

6. Escolha e conheça suas ferramentas Se você escolher um ambiente virtual para realizar sua reunião, informe aos participantes quais os requisitos para participação. Será necessário realizar o download de algum programa ou aplicativo? Realizar algum cadastro? Ler ou baixar algum conteúdo?

Disponibilizando estas informações em momento anterior, irá permitir que os participantes estejam presentes na reunião, no horário combinado, sem desculpas.

Certifique-se também de que você está usando a ferramenta adequada para as suas necessidades, que seja de fácil manuseio, profissional e segura.

Então, esse texto te ajudou de alguma forma?

Se sim, comente aqui embaixo!

E mãos a obra! :)