• Coworking Trevo

O poder das listas!

na sua vida e no seu negócio.




Há quem diga que fazer listas é coisa do passado ( Será mesmo?! ), e servem somente para serem atualizadas.


Mas observe que listas são uma poderosa ferramenta nas mãos de quem deseja crescer pessoal e profissionalmente desde que, sejam tratadas com todo respeito que merecem!


Muitas são as ferramentas para fazer a sua lista, desde recursos mais manuais, como um mini quadro branco, programas da Microsoft Office ou Google, até programas de gerenciamento de atividades e projetos disponibilizados na internet, gratuitos ou pagos!


Vale a pena pesquisar qual se aplica melhor à sua demanda hoje!

O melhor método a ser usado precisa ser definido por você! O que se aplica ao outro, de repente, pode não se aplicar a você, ok?


Então, segue abaixo algumas percepções sobre o que as listas podem fazer por nós e para nós!


Listas:




1. Liberam espaço na mente

Conforme o neurocientista Daniel Levitin, nós conseguimos equilibrar na mente apenas quatro pensamentos simultaneamente. A lista, portanto, ajuda a liberar espaço mental, sem que esqueçamos as atividades a priorizar, gerenciando melhor o tempo e desmembrando projetos grandes em tarefas menores e mais gerenciáveis, trazendo um efeito calmante à mente.

2. Podem torná-lo mais bem-sucedido

Listas são muito úteis para reflexão sobre hábitos e definição de metas futuras. Estudos defendem um aumento de produtividade em 10% ao se traçarem objetivos específicos, desafiadores e realistas.

A mesma ideia vale para metas pessoais!

3. Ajudam a economizar dinheiro

Listas ajudam a manter a objetividade e conter atitudes não estratégicas, se realizadas com equilíbrio e reflexão.

4. Elevam a autoconfiança

Quando fazemos uma lista das conquistas realizadas, sejam pequenas ou grandes, nos lembramos dos sucessos e triunfos pessoais simples.

Para momentos de baixa autoestima, confeccionar uma lista de 50 coisas que gostamos a respeito de nós mesmos, nos ajuda a compreendermos e valorizarmos nossas qualidades, também nossas deficiências!

E quando nos conhecemos melhor, também conseguimos gerir melhor nossas posturas diante das situações.

5. Ajudam a prevenir erros

Quando listamos procedimentos padrão para determinadas atividades, minimizamos erros e transparecemos organização, excelência e consequentemente sucesso!

6. Ajudam a manter o foco

O princípio psicológico denominado "efeito Zeigarnik" atesta que nosso cérebro recorda tarefas que deixamos sem cumprir, melhor do que as coisas já concluídas. Então, quando você tenta focar em algo importante, muitas vezes se distrai por questões ainda “em aberto”.

Psicólogos sugerem que escrevamos em uma lista, todos os objetivos não cumpridos, para gerar no cérebro, a sensação de que ele tratou com estas coisas, permitindo uma melhor concentração nas tarefas mais urgentes.

7. Ajudam a enfrentar o que vinha sendo adiado

Quando fazemos listas e nos determinamos a cumpri-las, aqueles assuntos que vinham sendo procrastinados, estão sendo chamados à conclusão! Enfrentar o que vinha sendo adiado é indispensável para a evolução do trabalho que está sendo desenvolvido.


Então, esse texto te ajudou de alguma forma? Se sim, comente aqui embaixo!


E mãos a obra! :)


#coworkingtrevo

@coworkingtrevo